segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A fotografia no Ensino da Geografia



O que é e quando surgiu a fotografia?

Fotografia é uma técnica de gravação por meios mecânicos e químicos ou, de uma imagem numa camada de material sensível á exposição luminosa, designada como seu suporte.
A palavra deriva das palavras gregas φως [fós] (''luz''), e γραφις [grafis] ("estilo", ''pincel'') ou γραφη grafê, significando ''desenhar com luz'' ou ''representação por meio de linhas'', ''desenhar''.
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1825 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo chamado Betume da Judéia. Foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.




Diferentes tipos de fotografia:


  • As fotografias sociais: nessa categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia;

  • As fotografias de esporte: nessa categoria, a quantidade de informações é o mais importante e o que influi na sua publicação;

  • As fotografias culturais: Esse tipo de fotografia , tem como função chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida e nisso a fotografia é única.

  • As fotografias policiais: muitos, quase todos os jornais exploram do sensasionalismo para mostrar acidentes com morte, marginais em flagrante, para vender mais jornais e fazer uma média com os assinantes.

A fotografia no ensino da Geografia
O ensino de Geografia apresenta uma necessidade crescente de discutir caminhos que levem o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens. A utilização da fotografia em sala de aula ajuda o aluno a aumentar a capacidade de percepção e valorização do que está em sua volta.''[...] uma fotografia bem trabalhada pode levar o aluno a refletir sobre suas atitudes e a realidade em que está vivendo, possibilitando o interesse em estar descobrindo e entendendo mais profundamente a imagem fotográfica, observando, e , consequentemente tomar posturas e atitudes diferentes''(SILVA,2004).
Os professores podem usar a fotografia , aproveitando aquelas apresentadas nos livros didáticos e que consideram boas para trabalhar os conteúdos.Em relação às atividades que os professores aplicam para explorar o conteúdo da fotografia são em sua maior parte as discussões e as análises, tanto na rede particular como na estadual, seguidos dos relatos das atividades, pois o aluno tem a oportunidade de se expressar e expor seu conhecimento pré-adquirido do cotidiano(SILVA,2004).

A fotografia, como instrumento de aprendizagem na geografia pode:


  • Despertar conscientização nos alunos, de acordo com o tema abordado na foto;

  • A análise de uma fotografia pode aumentar a capacidade de percepção e valorização do ambiente em que o aluno vive;

  • Estimula ações (os alunos podem ver uma fotografia e a partir dela fazer determinada ação)

  • Possibilidade de conhecer/reconhecer o real;

  • É fonte de dados, fatos e informações;

  • Ajuda a ''materializar'' o que nunca foi visto antes;

  • A geografia e a fotografia podem nos indicar de que maneira podemos olhar a paisagem e levar o aluno a observar o mundo além da sala de aula;
  • À primeira vista, o registro fotográfico pode ser um instrumento de direcionamento e exclusão , cabendo ao professor (de Geografia) saber explorar essas diferentes facetas. É direcionada por possiblitar uma programação prévia, facilitando ou dificultando sua interpretação;

Atividade com fotografia na aula de geografia

  • Separar a sala em grupos, onde cada grupo deveria mostrar, por meio de fotos, temas relacionados a geografia: meio ambiente, urbanização, industrialização, etc e fazer uma exposição com os diferentes temas, estimulando o aluno a expor os prós e contras dos temas tratados pela fotografia e inseridos na geografia;

Matérias e concursos sobre fotografia que estimulam a visão crítica do aluno:
Disponível em:
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030706/pri_cid_060703_202.htm

http://www.terrana.com.br/SOSCERRADO/html/CONCURSO%20REGULAMENTO.htm

http://www.universidadedafotografia.com.br/concurso/regulamento.asp

Conclusão:
A utilização da fotografia no ensino da Geografia deve ser algo constante na vida dos alunos, seja pelas fotos contidas nos livros didáticos , ou seja por uma visita a uma exposição fotográfica. Como futuros professores de geografia, devemos ter nessa prática uma constante na geografia, fazendo com que o aluno desenvolva habilidades críticas que visem a elaboração de conceitos e valores que o estimule a modificar suas atitudes em relação ao meio.

BIBLIOGRAFIA:

SILVA, Renata Martins. O uso da fotografia no ensino da Geografia.Londrina.2005.Monografia (Especialização em Ensino de Geografia)- Universidade Estadual de Londrina (pag. 76 a 84)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia

http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030706/pri_cid_060703_202.htm

http://www.terrana.com.br/SOSCERRADO/html/CONCURSO%20REGULAMENTO.htm

http://www.universidadedafotografia.com.br/concurso/regulamento.asp

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Fotografia&sa=X&oi=glossary_definition&ct=title

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esta muito completo e fácil entendimento. Pois esta e a ideia que atualmente a geografia quer transmitir,para os educadores em geral.