terça-feira, 27 de novembro de 2007

Plano de aula - Aula simulada de 8º série

Aula simulada – 8º série

Plano de aula


Data: 31/10/2007
Carga Horária: 30 minutos
Tema: Japão: o gigante do oriente.

1)Objetivo Geral
Compreender a importância do Japão no mundo e o porquê de ser considerado o “gigante do Oriente”.

2)Objetivo Específico

-Relacionar a perda da II Guerra Mundial com o desenvolvimento econômico japonês.
-Compreender porque o país é um grande exportador , sendo considerado o ‘’gigante do Oriente’’
- Mostrar as características físicas do território.
- Mostrar a dependência de recursos naturais estrangeiros

3)Desenvolvimento

- Com a ajuda de um mapa físico e da transparência sobre dados do Japão , irá ser apresentado as características físicas do território japonês : o tamanho de sua área , a apresentação das quatro principais ilhas do país e relação entre a presença elevada de tremores com as placas tectônicas ( ‘’Círculo do fogo do Pacífico’’), além de dados como PIB., moeda e PIB per capita.
- Apresentação de fotos no retro-projetor da montanha mais alta (Monte Fuji) e sua localização no mapa físico.
- Após a explicação física do Japão, será iniciada a explicação sobre a importância econômica do mesmo. Para isso, será lido em sala de aula o trecho inicial do capítulo 16 do livro, sobre as explosões nucleares que aconteceram na Segunda Guerra Mundial
- A partir da leitura, iniciaremos a traçar os pontos pelos quais levaram um país destruído pela guerra se tornar uma potência econômica mundial. Pontos como o investimento dos EUA no Japão pós II G.M., investimento do próprio governo japonês e o objetivo traçado pelo mesmo para alcançar o patamar de grande exportador mundial devem ser citados e explicados.
- Fazer a comparação entre as cidades ( logo após a explosão das bombas e após o crescimento econômico) mostrando as fotos
- Com a explicação econômica finalizada, partiremos para o entendimento da dependência de recursos naturais ( minerais e energéticos fósseis)
-Citar porque o Japão necessita importar recursos
-Citar quais são os recursos que o Japão mais importa.
-Finalizar a aula passando exercícios na lousa para serem feitos em sala de aula.

4)Metodologia
- Uma exposição dos tópicos tratados no livro, utilizando mapas , lousa e retroprojetor para ilustrar o conteúdo apresentado.


5)Atividade
Aplicar em sala de aula as seguintes questões:
> Qual foi a contribuição do governo, das empresas e da população japonesa na reconstrução econômica do país após a Segunda Guerra Mundial?
> De que maneira o Japão conseguiu se tornar um grande exportador de bens industrializados?

6)Atividade extra sala
Pedir aos alunos que pesquisem dados sobre o desemprego e a pobreza no Japão e sobre a relação dos tigres-asiáticos na economia japonesa.



7)Recursos materiais
Giz, lousa e retroprojetor



Bibliografia:

BOLIGIAN, Levon; MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa; ALVES, Andressa. Geografia, espaço e vivência. São Paulo. Atual. 2001

Nenhum comentário: